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??mi bet?????legacy.hobbsink.com???Na temporada 4 (2016-2018), seu personagem no in�cio se torna jog�vel ao lado de outros membros do elenco. Ele n�o conseguiu encontr�-lo porque n�o estavam interessados ??em conhec�-lo.

Palhinha v� Copa do Brasil como "ponto de partida" para o S�o Paulo retomar caminho dos t�tulos O ex-atacante PauHinho foi um aos �dolos convidados durante a jogo fe,tivo entre lendas no s�o SP e da Milan neste �ltimo s�bado. No Morumbi! Multicampe�o pelo clube com eleex -jogador tevea oportunidademi betreviver 1993e tamb�m falou sobre os atual momento ao time: Ele Ex/atleta enxergao t�tulo na Ta�a Dobrasil que conquistado este ano

Antes de vencer o torneiomi betforma in�dita, O S�o Paulo enfrentou anos De jejum sem erguer trof�us importantes. "Eu acho que esse t�tulo da Copa do Brasil foi como um ponto- partida paraoS�o SP voltar �s conquistas". N�s esperamos com os time continue nessa viradade chave e j� conquiste mais t�tulos", disse Palhinha na zona mista

3 a 2 sobre o Milan. "O problema � que do Muller acha e eu sou um mesmo de 30 anos atr�s (risos). � dif�cil, porque ele tem uma jogador muito inteligente; Eu tamb�m era uns pouquinho - s� n�o O corpo j� responde mais! Mas os menos importante s�o essa amizade com A gente Tem:a sensa��o nossa foi por ver cumprido", declarou- 'N�s nesper�vamos todo esse p�blico aqui�,mi betverdade? Isso est� bastante gratificante � S� temos como agradecer". Sabendo Que t�m isso reconhecimento no torcedor at� fazgratifica��o emocionante demais

esses novos jogadores possam seguir esse exemplo de time vencedor, com conquistas e gl�rias. E fazer Com que o S�o Paulo creS�a mais", concluiu! Palhinha defendeu um s�o SP entre 1992 a 1995, quatro temporadas n�o foram muito do se suficientes para: O jogador conquistase nove t�tulos pelo clube Ele venceu os Paulistade 1992, A Libertadoreseo Mundialmi bet1993 � 1993,a Recopa Sul-Americana De 93 da 1994,A Supercopada Copa Em 1993.

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Al�m disso, conforme indica o estudo, as oportunidades de trabalho nessa �rea s�o limitadas, respondendo por menos de 0,5% das vagas de emprego formal no Brasil (a maioriami betatividades de condicionamento f�sico, quemi betcerta medida se diferenciam de esportes propriamente ditos). Em defesa desses grupos, n�o h� manifestos, cartas p�blicas, v�deos no Youtube, discursos no Congresso ou artigosmi betjornais de grande circula��o. Com aproximadamente 9,6 milh�es de km2, a Rep�blica Popular da China � o terceiro (ou quarto) maior pa�s do mundomi bet�rea total e o terceiro maiormi bet�rea terrestre. As fam�lias que n�o respeitam essa pol�tica frequentemente mentem durante os censos.[148] Um dos principais eventos anuais do Parque Estadual do Cerrado � a Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Concei��o, celebrada no Parque Estadual do Cerrado, na Praia do On�a ou no Parque Regional do Cerrado. Hoje, a cidade de S�o Jos� do Rio Preto do Sul � bastante conhecida mundialmente pelo seu futebol e pelami betcomunidade de desenvolvimento e cultura.

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Pr�via do materialmi bettexto

Plano de aula: Acerte o alvo: os elementos dos esportes de precis�o Ensino remoto Por: Rafael Kanitz Braga COMPARTILHAR NO WHATSAPP COMPARTILHAR NO FACEBOOK COMPARTILHAR NO PINTEREST Descri��o Neste plano os estudantes ir�o identificar os elementos comuns que constituem os esportes de precis�o, conhecer e experimentar algumas de suas principais modalidades individuais e coletivas.

Habilidades BNCC: EF12EF05 EF12EF06 Objeto de conhecimento Esportes de precis�o Objetivos de aprendizagem .

Identificar os elementos comuns aos esportes de precis�o (arremessar/lan�ar um objeto, procurando acertar um alvo espec�fico, est�tico oumi betmovimento).

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Reconhecer os materiais (constru��o e adapta��o de materiais alternativos), assim como o ambiente f�sico (espa�o, tempo de dura��o, condi��es do clima) com os quais ou onde as modalidades s�o praticadas.

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Discutir sobre o ganhar e o perder como caracter�sticas presentes nos esportes.

.

Dialogar sobre a import�ncia do protagonismo e do trabalho coletivo para se atingir os objetivos das pr�ticas, assim como para conseguir solucionar quest�es do dia a dia.

Compet�ncias gerais 1.Conhecimento 2.Argumenta��o 8.

Autoconhecimento e autocuidado 9.

Empatia e coopera��o 10.

Responsabilidade e cidadania Para saber mais Esportes O esporte � sem d�vida uma das manifesta��es culturais de maior impactomi betnossa sociedade.

Na escola, ele possibilita um amplo repert�rio de conhecimentos.

Entendemos esporte como: "[...

] uma das pr�ticas mais conhecidas da contemporaneidade, pormi betgrande presen�a nos meios de comunica��o, caracteriza-se por ser orientado pela compara��o de um determinado desempenho entre indiv�duos ou grupos (advers�rios), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organiza��es (associa��es, federa��es e confedera��es esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidadesmi bettodos os n�veis de competi��o.

No entanto, essas caracter�sticas n�o possuem um �nico sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte � realizado no contexto do lazer, da educa��o e da sa�de.

Como toda pr�tica social, o esporte � pass�vel de recria��o por quem se envolve com ele." (BRASIL, 2017, p.

215) Esportes de precis�o Dentre as categorias de esportes presentes na BNCC, temos os esportes de precis�o que s�o: "[...

] aqueles cujo objetivo principal � arremessar/bater/lan�ar um objeto (bocha, bola, bol�o, flecha, proj�til) procurando acertar um alvo espec�fico fixo oumi betmovimento.

Para ver quem ganhou uma prova nas modalidades deste tipo, leva-semi betconsidera��o o n�mero de vezes que um atleta tentou acertar o alvo (leva vantagem na pontua��o quem conseguir acertar o alvo no menor n�mero de tentativas), ou ent�o se compara a proximidade do objeto arremessadomi betrela��o ao alvo (mais perto/longe do que o advers�rio).

Exemplos: bocha, croquet, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo etc.

Entre outras caracter�sticas comuns nestes esportes, destaca-se a import�ncia do controle do movimento do atleta no manejo preciso do objeto.

Nestes esportes � muito mais importante ter boa pontaria do que velocidade, for�a, resist�ncia f�sica, que s�o capacidades motoras muito importantesmi betoutros tipos de esporte.

� provavelmente por isso que a m�dia de idade dos atletas destas modalidades � mais alta do que nos demais tipos de esporte.

" (GONZ�LEZ E FRAGA, 2009, p.

72) Curiosidade A primeira medalha ol�mpica conquistada pelo Brasil foi a de bronze num esporte de precis�o, a prova de tiromi betequipe, disputada na Antu�rpiami bet1920.

(GONZ�LEZ E FRAGA, 2009, p.72).

Ponto de aten��o Uma diferencia��o importante entre esportes de precis�o e demais que tamb�m objetivam um alvo, como, por exemplo, alguns esportes coletivos como basquete (cesta), futebol e handebol (gol), � que no momento da execu��o da tentativa, n�o h� interfer�ncia de um advers�rio.

Bibliografia BRASIL.

Minist�rio da Educa��o.

Base Nacional Comum Curricular.Bras�lia, 2017.GONZ�LEZ, F.J.; FRAGA, A.B.

Referencial curricular de Educa��o F�sica.

Secretaria de Estado da Educa��o do Rio Grande do Sul.

Departamento Pedag�gico (Org.).

Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, C�digos e suas Tecnologias, v.2, p.111-181.

Porto Alegre: SE/DP, 2009.

NOVA ESCOLA sobre as categorias dos esportes.

Dispon�vel em: https://novaescola.org.

br/bncc/conteudo/109/esportes-veja-o-glossario-das-categorias Aula Materiais sugeridos .

Proje��o ou impress�o de material.

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Fitas adesivas ou giz para delimita��o de espa�o.

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Folhas de papel reciclado ou jornal..

Meias..

Cones..

Arcos..

Cordas.

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Materiais recicl�veis, como: latas, caixas de leite, garrafas pet etc.

.

Bolas de borracha de frescobol ou bola de t�nis (na aus�ncia, adaptar com bolas de meia, fita crepe, dentre outros materiais recicl�veis).

Aqui trazemos algumas sugest�es de materiais.

De acordo com ami betrealidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a pr�tica.

Conversa inicial Para introduzir os objetivos deste plano, compartilhe com os estudantes a imagem 1.

Desafie a turma a descobrir se essa imagem � uma foto recente ou mais antiga.

Tamb�m estimule os estudantes a identificar o que est� acontecendo nessa foto.

� uma foto antiga ou nova? Como voc�s chegaram nessa conclus�o? Quantos jogadores voc�s reconhecem nessa foto? O que eles est�o jogando? A foto � antiga.

Tem mais de 100 anos.

H� bastante tempo, n�s humanos brincamos e jogamos utilizando pr�ticas corporais variadas.

Na imagem, trata-se de crian�as jogando bolinha de gude.

Explique aos estudantes que nesse jogo cada participante deve deixar a maior quantidade de bolinhas dentro do alvo desenhado no ch�o.

Para isso, ele pode utilizar as suas bolinhas para acertar as bolinhas do seu amigo, retirando as bolas dele do c�rculo.

Essas informa��es podem ser utilizadas para confirmar e/ou complementar a fala dos estudantes.

Estimule os estudantes a descreverem o que seria um alvo,mi betquais outras pr�ticas corporais eles identificam a presen�a de alvos.

Incentive-os por meio de perguntas norteadoras.

Voc�s se lembram de outras brincadeiras ou esportes que t�m um alvo? Explique que esse alvo pode ser um buraco ou um objeto a ser atingido.

Compartilhe com os estudantes, por meio de proje��o ou material previamente impresso, as imagens: Boliche: Golfe: Tiro com arco: Curling: Bocha: Cr�quete: Prepare e apresente aos estudantes um quadro que pode ser feitomi betfolhas de cartolina ou papel kraft e dever� acompanhar a turma durante todo per�odomi betque for desenvolvido este plano de aulas, pois ser� material para o registro das aprendizagens.

Nesse quadro, pe�a aos estudantes que anotem as caracter�sticas de cada um dos esportes de precis�o que conhecem.

Diga a eles que � necess�rio observar quais s�o os alvos de cada esporte e quais s�o os equipamentos que cada um dos esportes utiliza, como aux�lio para atingir os alvos.

Deixe sempre espa�o para acr�scimo de colunas no quadro, pois os estudantes, ao longo das aulas, ampliam seus conhecimentos acerca do assunto e � importante que possam registrar as outras quest�es n�o percebidas no in�cio da unidade.

Incentive os estudantes a refletirem sobre quais habilidades motoras precisamos utilizar quando estamos diante do desafio de atingir um alvo, utilizando alguma habilidade motora, como o arremesso ou o lan�amento, ou tendo aux�lio de um equipamento, como um taco ou um arco.

Para auxiliar os estudantes nessa reflex�o mais abstrata, utilize as seguintes perguntas: Agora que conhecemos v�rios esportesmi betque precisamos atingir um alvo, ser� que � necess�ria uma boa pontaria para conseguirmos o nosso objetivo? O que precisamos para ter uma boa pontaria? Permita que os estudantes reflitam a respeito.

Como sugest�o, distribua a turmami betpequenos grupos de at� tr�s estudantes, para que eles possam conversar entre si a respeito dessa pergunta.

Pontos importantes a serem observados na pontaria: .

Concentra��o.

.

Controle da respira��o.

.

Coordena��o motora (controlar o n�vel de for�a, grau de amplitude dos membros superiores e inferiores, n�vel de velocidade de execu��o do movimento).

Considerando o vocabul�rio deles, � importante que os estudantes tenham identificado os elementos cognitivos, emocionais e f�sicos presentes na execu��o de uma pr�tica corporal que exige precis�o.**Obs.

: Professor(a), � prov�vel que os estudantes tenham maior dificuldademi betreconhecer os esportes curling e cr�quete, por n�o serem pr�ticas corporais presentes na cultura sul-americana, devido a fatores clim�ticos e de coloniza��o do pa�s.

Esteja preparado para instrumentalizar os estudantes com informa��es sobre a pr�tica do curling e do cr�quete.

Para o cr�quete, sugere-se a aproxima��o com o jogo de taco, ou bets, pr�tica corporal bem presente na cultura brasileira.

Caso seja poss�vel, a fim de explorar os recursos tecnol�gicos dami betunidade de ensino, sugere-se a utiliza��o da gamifica��o: Esportes de precis�o 1� ano do Ensino Fundamental.WordWall.

Dispon�vel em:

net/pt/resource/4806074/esportes-de-precis%C3%A3o-1%C2%BA-ano-ensino-fundamental>.Acessomi bet18 out.2021.

Atividade A proposta dessa atividade � experimentar uma pr�tica corporal que envolve as caracter�sticas de um esporte de precis�o.1.

Acertando o alvo Para iniciar a atividade, distribua os estudantesmi betpequenos grupos, trios ou quartetos.

Relembre-os de que para a pr�tica dos esportes de precis�o � necess�rio um alvo.

Desenhe um alvo no ch�o para ser atingido.

Comente que o alvo desenhado no ch�o � uma refer�ncia inicial e que ser�o feitos outros alvos no desenrolar das atividades.

Como estrat�gia para estimular o desafio, por exemplo, aumente a dist�ncia e o posicionamento dos alvos.

Como material para as atividades, recomenda-se a confec��o de bolinhas de papel reciclado com fita adesiva.

Distribua uma folha de papel reciclado (jornais, revistas, rascunhos) para cada estudante.

Pe�a que amassem e fixem a bolinha com fita adesiva.

Para a constru��o da bola de meia, utilize uma perna de meia-cal�a que n�o ser� mais utilizada e enrole a partir dos dedos at� a extremidade oposta - "boca da meia" � para chegar ao formato desejado de uma bola.

Forme gruposmi betque cada estudante tenha uma bola.

Pe�a que se posicionemmi betcima do alvo e deem passosmi betdire��o oposta, se distanciando dele.

Com um um giz, cada estudante deve marcar no ch�o ami betposi��o e, a partir dela, arremessar e lan�armi betdire��o ao alvomi betbola de papel ou de meia.

Incentive-os a realizar os movimentos de diferentes formas, com a m�o esquerda, com a m�o direita e com as duas.

Observe os acertos e os erros, a partir do momentomi betque perceber que aumenta o n�mero de acertos, provoque-os a se distanciarem mais do alvo.2.

Criando e acertando seu pr�prio alvo Proponha que cada estudante desenhe com o giz o seu pr�prio alvo no ch�o.

Incentive-os a criarem os alvos com diferentes formas e tamanhos.

Proceda da mesma maneira, incentivando-os para que haja um distanciamento razo�vel at� o alvo.

Rapidamente, solicite aos estudantes que compartilhem suas ideias com os demais a respeito do seu alvo.

Utilize perguntas norteadoras.

Qual estrat�gia voc�s utilizaram para decidir sobre esse alvo? Algu�m deu a ideia? Qual a parte mais dif�cil de acertar nesse alvo? Por que � a parte mais dif�cil? As partes dos alvos possuem alguma pontua��o diferente? Sen�o, proponha aos estudantes que indiquem pontua��es diferenciadas para as partes que comp�em o alvo, por meio de n�meros ou desenhos.

Exemplo: 10, 20, 30 ou uma estrela, duas estrelas etc.

Voc�s estabeleceram algumas regras para o jogo? Quantas tentativas para cada um? O arremesso � de onde? Quem marcar� a pontua��o? Incentive os estudantes a realizarem os arremessos e lan�amentosmi betdire��o ao alvo.

Estimule-os a explorar diferentes formas de realizar os movimentos, por exemplo, com a m�o esquerda, com a m�o direita e com as duas.

Observe os acertos e os erros, a partir do momentomi betque perceber que aumenta o n�mero de acertos, incentive-os a se distanciarem mais do alvo.3.

Acertando diferentes alvos Novamentemi betgrupos de trios ou quartetos, pe�a aos estudantes que utilizem os materiais dispon�veis na escola, como os recicl�veis, os arcos, os cones, como outro tipo de alvo.

Estimule-os a modificar a dire��o do alvo, alterando a posi��o horizontal, que era o alvo desenhado no ch�o, para um alvo na dire��o vertical, posicionadomi betp�.

Rapidamente, incentive os estudantes a refletirem sobre o que muda quando posicionamos um alvo na posi��o vertical.

Pe�a que observem a altura desse alvomi betrela��o ao ch�o, � estatura deles como crian�as, ao distanciamento para o arremesso, a qual habilidade motora e n�vel de for�a utilizar para ter maior probabilidade de sucesso na execu��o da tarefa.

Estimule os estudantes a realizar os arremessos e lan�amentosmi betdire��o ao alvo.

Incentive-os a explorar diferentes formas de realizar os movimentos, por exemplo, com a m�o esquerda, com a m�o direita e com as duas.

Observe os acertos e os erros.

aA partir do momentomi betque perceber que aumenta o n�mero de acertos, incentive-os a se distanciar mais do alvo.

Esteja atento a todo o processo.

� prov�vel que ocorram indefini��es nos grupos, conflitos de interesse, rea��es emocionais de raiva, frustra��o, tristeza, euforia, dentre tantas outras.

Isso � natural e esperado.

Auxilie os estudantes a identificarem os desafios e buscarem solu��esmi betconjunto para sobrepor essas dificuldades.

Momento da reflexao Re�na os estudantesmi betuma grande roda de conversa e pergunte sobre as atividades: Esses jogos que voc�s criaram s�o uma habilidade de precis�o? Sim? Por qu�? O que � a pontaria? O que precisa se fazer para ter uma boa pontaria? Como voc�s criaram o alvo de voc�s? Quais foram os combinados (as regras) que voc�s estabeleceram? Quem do grupo voc�s observaram que tinha uma boa pontaria? Solicite que dois ou tr�s estudantes indicados pelos colegas compartilhem quais estrat�gias utilizam para ter uma boa pontaria.

Pe�a para compartilharem suas dicas.

De qual parte dessa aula voc�s mais gostaram e por qu�? Teve alguma parte que voc�s n�o gostaram e por qu�? Observe que por meio dessas perguntas j� � poss�vel realizar uma avalia��o formativa da aula.

No momentomi betque os estudantes estiverem compartilhando as respostas, coloque o seu celular para gravar e sistematize as respostasmi betcategorias que podem ser determinadas previamente, como, por exemplo, para a pergunta "Como voc�s criaram o alvo?", poss�veis respostas: "Fulano decidiu e aceitamos" (Categoria: Lideran�a); "Fizemos uma vota��o e decidimos" (Categoria: Coletividade).

Por meio dessa categoriza��o, � poss�vel observar a aproxima��o ou o distanciamento dos objetivos de aprendizagem, bem como implementar estrat�gias para desenvolver habilidades individuais e coletivas.

Sistematizacao do conhecimento Solicite aos estudantes que expliquem com suas palavras as caracter�sticas dos esportes de precis�o.

Observe se as respostas v�m ao encontro de elementos como: um alvo a ser atingido, a necessidade de pontaria, a concentra��o para a execu��o do movimento, a utiliza��o proporcional dos n�veis de for�a, a amplitude de membros superiores e inferiores, a velocidade de execu��o do movimento, dentre outros.

Por serem estudantes do 1� ano, � prov�vel que muitos ainda n�o tenham adquirido a habilidade da escrita.

Al�m da linguagem verbal, uma outra forma de sistematizar o conhecimento � solicitar aos estudantes que representem, por meio de uma m�mica, o que seria acertar um alvo, utilizando um objeto, como uma bola de meia, por exemplo: com e sem pontaria, com e sem concentra��o, com e sem coordena��o motora, por meio da habilidade motora mais e menos apropriada para atingir esse objetivo (arremessar com o bra�o ou arremessar com uma cabe�ada).

Solicite aos estudantes que compartilhem quais foram os desafios encontrados por eles no momento de organizar a atividade de cria��o do jogo de acertar o alvo.

Como eles lidaram com as diferentes opini�es dos colegas? Pergunte se houve algum conflito e se eles conseguiram resolver essa situa��o.

Quais estrat�gias utilizaram para isso? Pergunte se houve vencedores e perdedores nas atividades propostas.

Como foi lidar com a derrota? Quais sensa��es e sentimentos tiveram? Como lidaram com isso? Finalize perguntando aos estudantesmi betquais outras situa��es do dia a dia somos desafiados a criar coisas novas.

Cozinhando? Brincando? Em quais outras situa��es da nossa rotina somos estimulados a tomar decis�es sozinhos,mi betpequenos grupos oumi betgrupos maiores? E onde mais passamos por experi�ncias de conquistas e fracassos? Como lidamos com essas sensa��es e sentimentos? Novamente, assim como no momento de reflex�o, observe que al�m de sistematizar o conhecimento, por meio da linguagem verbal e corporal, tais questionamentos servem como uma avalia��o formativa, uma vez que � poss�vel observar a aproxima��o ou o distanciamento dos estudantes dos objetivos de aprendizagem previstos para essa sequ�ncia de aulas.

Registro e avaliacao O registro desta aula tem sido elaborado na constru��o das respostas no quadro da conversa inicial, bem como na grava��o ou na anota��o das respostas do Momento da reflex�o.

Essas informa��es s�o as evid�ncias que lhe fornecer�o os insumos para manter, ajustar ou modificar o sequenciamento das pr�ximas aulas.

O processo avaliativo proposto foi o formativo, contemplado no registro e na categoriza��o das perguntas norteadoras propostas no quadro do Momento da reflex�o, bem como na proposta de atividade de m�mica indicada no quadro de Sistematiza��o do conhecimento.

Tendo como refer�ncias as evid�ncias do registro, forne�a aos estudantes feedback, seja individual,mi betpequenos grupos ou coletivo.

Para isso, relate aquilo que voc� observou ao longo da aula, no estudante, no grupo, na turma, no que se refere �s atitudes comportamentais, aos processos de tomada de decis�o e ao momento de experimenta��o, ou seja, ao gesto motor.

Em rela��o ao gesto motor, observe se o estudante conseguiu contextualizar ami beta��o motora, observando as demandas exigidas pela tarefa.

A inten��o n�o � avaliar a performance, mas sim observar que o estudante identificou que para uma tarefa de pontaria ele precisar� ter um controle maior do seu n�vel de for�a, de amplitude no gestual de membros superiores e inferiores, uma concentra��o maior, dentre outros pontos.

Em seguida, comente como ele pode ter atitudes comportamentais e tamb�m tomadas de decis�o e gestos motores mais assertivosmi betuma pr�xima oportunidade de pr�tica.

A intera��o entre esses dois tipos de feedback permite que os estudantes observem o que eles fizeram,mi betque e como eles podem melhorar ainda mais.

Barreiras Barreiras .

Deixar de verificar poss�veis barreiras arquitet�nicas que possam dificultar ou mesmo impedir a locomo��o e o acesso ao espa�omi betque se desenvolve a Educa��o F�sica.

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N�o observar quest�es atitudinaismi betcoment�rios, olhares, preconceitos, atitudes que possam constranger alguns estudantes durante as atividades.

.

Exigir a execu��o dos movimentos de modo uniforme pela turma.

Sugest�es para eliminar ou reduzir as barreiras .

Adaptar os espa�os e facilitar o acesso a todos os estudantes ao local da aula.

.

Observar e pontuar sobre atitudes e coment�rios inadequados entre os estudantes.

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Discutir com os estudantes sobre a import�ncia das pr�ticas serem acess�veis a todos e sobre formas de adapt�-las.

Desdobramentos Para dar continuidade � sequ�ncia das pr�ximas aulas, sugerimos que aprofunde as aprendizagens dos estudantes propondo novas experi�ncias que evidenciem os elementos constitutivos dos esportes de precis�o.

Para isso, prepare o espa�o e os materiais dispon�veis na escola para as pr�ximas aulas e incentive os estudantes a experimentarem atividades desafiadoras relacionadas com: (1) arremessar/lan�ar um objeto (com diferentes pesos, tamanhos e formas), procurando acertar um alvo espec�fico, est�tico; (2) arremessar/lan�ar um objeto (com diferentes pesos, tamanhos e formas), procurando acertar um alvo espec�ficomi betmovimento; (3) arremessar/lan�ar um objeto (com diferentes pesos, tamanhos e formas), procurando acertar um alvo espec�ficomi betcurta, m�dia e longa dist�ncia; (4) arremessar/lan�ar um objeto (com diferentes pesos, tamanhos e formas), procurando acertar um alvo espec�fico com a m�o esquerda, direita ou ambas.

As pr�ticas possibilitam intera��es com conte�dos de Matem�tica.

Para isso, incentive os estudantes a compararem o n�mero de tentativas empreendidas, a pontua��o estabelecidami betcada tentativa (maior ou menor do que a do jogador) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais distante).


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