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Sim N�o Obrigado pela participa��o. N�s usaremos esta informa��o para trazer mais novidades e voc�! Por Reda��o do Ge � San Antonio, Estados Unidos 16/12/2023 09h39 Atualizado 15 dezembro / 20 23 Na noite desta sexta-feira de Santa Ant�nio Spur a contra Los Angeles Lakers se enfrentaram novamente ap�s uma vit�ria da equipede Davis com LeBron na �ltima quarta - feira). Desta vez foi o timeaposta total de golsWembanyama saiucomo triunfo por 129 A 115�,em jogo disputado no gin�sio Frost Bank Center � Em S�o Francisco... Acompanha tudo isso que
acontece na NBAGigante dos Rockets posta
impressionante com cartas Na m�o Wembanyama comemora vit�ria sobre os Lakers �{iG|: Ronald Cortes / Getty imgs] Enfim, derrota aos Spur a A vencer da equipe texana representa o quebra de uma sequ�nciade 18 derrotas seguida. Representa tamb�ma quarta triunfo do time por Greg g Popovich e que contou para partida nos sonhos no armador Devin Vasseell - ele marcou 36 pontos E 6 rebotes
casa. Wembenyama, novamente tamb�m foi importante para a equipe de San Antonio: Desta vez com o camisa n�mero um marcou 13 pontos e 15 rebotes � mais uma duplo-duplo na curta carreira do franc�s! O novato vemcom m�diasde 19 ponto), 10,5%9 assist�ncias - al�m dos 2 9 tocos por jogo
menos, com 23 pontos e 14 assist�ncias. Mas n�o impediu a derrota da equipe californiana - que amargouaposta total de gols11a derrotada na temporada 2023. Ao todo: os Lakers t�m 15 vit�rias contra onze derrotas�. Machucado? Anthony Davis in entregouaposta total de golsquadra! LeBron James enterrando durante partida diante dos Spurs �
/ Ronald Cortes / Getty imgs{ O pr�ximo encontro de Wemby andLebner ainda vai demorar para acontecer;Sulse o NBA s� se enfrentar�o mais uma vez Na Temporada 2023/192024 � E A partidas ficar�em Los Angeles
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Foi considerado como um jogo de simula��o de a��o. O evento foi transmitido de forma exclusiva (com legendas ou com a tela limpa) ao vivo, que ocorreuaposta total de gols2011, por meio do aplicativo m�vel iOS "Appel".
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A Sega Corporation (??????, Kabushiki Gaisha Sega?) � uma desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletr�nicos sediadaaposta total de golsT�quio possuindo ramos internacionais sediadosaposta total de golsIrvine nos Estados Unidos eaposta total de golsLondres no Reino Unido.
Foi fundadaaposta total de gols1960 pelo norte-americano Martin Bromley, originalmente como duas companhias separadas chamadas Nihon Goraku Bussan e Nihon Kikai Seizo, que tinham a inten��o de assumir os neg�cios da antiga Service Games of Japan, uma empresa especializadaaposta total de golsm�quinas ca�a-n�queis para bases militares.
As duas companhias acabaram se fundindo n�o muito depois e compraram a Rosen Enterprisesaposta total de gols1965, passando ent�o a operar com o nome de Sega Enterprises.
O primeiro jogo desenvolvido e operado pela Sega foi o arcade � fichas Periscopeaposta total de gols1966.
A empresa foi compradaaposta total de gols1969 pela Gulf and Western e pela d�cada seguinte desfrutou de grande sucesso com o lan�amento e opera��o de diversos jogos de arcade no ocidente e oriente.
Um decl�nio na ind�stria de arcades na d�cada de 1980 fez a Sega iniciar a produ��o pr�pria de consoles de jogos eletr�nicos, come�ando com o SG-1000aposta total de gols1983 e o Master System dois anos depois, por�m enfrentou grande competi��o, principalmente da Nintendo, que dominava o mercado com o Nintendo Entertainment System.
Nessa �poca, os executivos David Rosen e Hayao Nakayama lideraram uma compra total da companhia com o apoio da CSK Corporation.
O console seguinte da Sega foi o Mega Drive,aposta total de gols1988.
Ele ficouaposta total de golsum distante e humilhante terceiro lugar de vendas no Jap�o, por�m encontrou grande sucesso com o lan�amento de Sonic the Hedgehogaposta total de gols1991, brevemente superando seu competidor Super Nintendo Entertainment System na Am�rica do Norte.
Entretanto, a empresa sofreu uma s�rie de fracassos comerciais na d�cada seguinte com os consoles 32X, Sega CD, Sega Saturn e Dreamcast.
A Sega parou de desenvolver consolesaposta total de gols2001 e passou a atuar apenas como desenvolvedora terceirizada e publicadora, sendo adquiridaaposta total de gols2004 pela Sammy Corporation.
Desde ent�o a empresa voltou a dar lucros, estabelecendo-se como uma das principais empresas da ind�stria.
A Sega � propriet�ria e desenvolve diversas franquias de sucessoaposta total de golsvendas, incluindo as s�ries Sonic the Hedgehog, Total War, Yakuza, Megami Tensei e Persona, sendo atualmente a maior produtora de arcades do mundo.
Ela tamb�m opera fliperamas e produz uma variedade de outros produtos de entretenimento, como brinquedos.
A empresa hoje � uma subsidi�ria da Sega Group Corporation, que poraposta total de golsvez faz parte da Sega Sammy Holdings, um conglomerado multinacional.
Origens e arcades [ editar | editar c�digo-fonte ]
O Diamond 3 Star, um modelo de ca�a-n�quel a fichas produzido pela Sega na d�cada de 1960
A Standard Games foi fundadaaposta total de gols1940aposta total de golsHonolulu no Hava�, Estados Unidos, pelos empres�rios norte-americanos Martin Bromley, Irving Bromberg e James Humpert.
Seu objetivo era levar m�quinas de divers�o a fichas, incluindo ca�a-n�queis, para bases militares, pois o aumento de pessoal devido ao come�o da Segunda Guerra Mundial tamb�m criaria uma demanda por entretenimento.
Os tr�s venderam a empresaaposta total de gols1945, depois do fim da guerra, e estabeleceram no ano seguinte a Service Games, nomeada por seu foco militar.
[2] O governo norte-americano ilegalizou ca�a-n�queisaposta total de golsseus territ�riosaposta total de gols1952, assim Bromley enviou os funcion�rios Richard Stewart e Ray LeMaire para T�quio a fim de estabelecerem a Service Games of Japan, que proporcionaria ca�a-n�queis a fichas para as bases norte-americanas no Jap�o.
[3][4][5] Os cinco fundaram um ano depois a Service Games Panama para controlar todas as entidades da Service Games no mundo.
A companhia se expandiu pelos sete anos seguintes para incluir distribui��o na Coreia do Sul, Filipinas e Vietn� do Sul.
[6] O nome Sega, abrevia��o de Service Games,[7] foi usado pela primeira vezaposta total de gols1954 no ca�a-n�quel Diamond Star.[6]
A Service Games of Japan foi dissolvidaaposta total de gols31 de maio de 1960 devido a notoriedade cada vez maior de investiga��es sobre pr�ticas comerciais criminosas.
[6] Em 3 de junho,[8] Bromley estabeleceu duas empresas para assumirem as mesmas atividades: a Nihon Goraku Bussan e a Nihon Kikai Seizo.
As duas compraram todos os ativos da Service Games of Japan.
A Nihon Kikai Seizo, que adotou o nome comercial Sega, Inc.
, focou-se na produ��o de ca�a-n�queis.
J� a Nihon Goraku Bussan, sob o comando de Stewart e cujo nome comercial era Utamatic, Inc.
, atuava como distribuidora e operadora de m�quinas a fichas, particularmente jukeboxes.
[6][9][10] As duas empresas se fundiramaposta total de gols1964 e mantiveram o nome Nihon Goraku Bussan.[6]
Durante o mesmo per�odo, David Rosen, um oficial da For�a A�rea dos Estados Unidos que estava servindo no Jap�o, lan�ouaposta total de gols1954 uma cabine de fotosaposta total de golsT�quio.
[3] Esta companhia se tornou a Rosen Enterprises, que come�ou a importar jogos a fichas para o Jap�oaposta total de gols1957.
A Nihon Goraku Bussan comprou a Rosen Enterprisesaposta total de gols1965, formando a Sega Enterprises, Ltd..
Rosen foi nomeado o diretor executivo e gerente, enquanto Stewart ficou como presidente e LeMaire o diretor de planejamento.
A Sega, pouco depois, parou de servir bases militares e mudou seu foco de ca�a-n�queis para m�quinas de entretenimento operadas a fichas.
[11] Suas importa��es inclu�am jukeboxes Rock-Ola Manufacturing, jogos de fliperamas da Williams Manufacturing e jogos de armas de luz da Midway Manufacturing.[12]
O logo da Sega na d�cada de 1960
As m�quinas que a Sega importava de terceiros necessitavam de manuten��o frequente, assim ela come�ou a construir suas pr�prias armas e fliperamas substitutos para seus jogos importados.
Isto acabou levando a empresa e desenvolver seus pr�prios jogos.
[12] O primeiro deles foi Periscope, um jogo eletromagn�tico simulador de submarino que estreou no final da d�cada de 1960.
Possu�a efeitos de luz e som que foram considerados inovadores, tendo sido um sucesso no Jap�o.
Foi exportado para shoppings e lojas de departamento na Europa e nos Estados Unidos, ajudando a padronizar o custo de 25 centavos por jogo para arcades na Am�rica do Norte.
A Sega se surpreendeu pelo sucesso e, pelos dois anos seguintes, a companhia produziu e exportou de oito a dez t�tulos por ano.
[13] Mesmo assim, a ampla pirataria presente na ind�stria fez a Sega parar de exportar seus jogos por volta de 1970.[14]
A Sega foi compradaaposta total de gols1969 pelo conglomerado midi�tico norte-americano Gulf and Western Industries, por�m Rosen continuou como diretor executivo.
A Gulf and Western,aposta total de gols1974, transformou a Sega Enterprises, Ltd.
em uma subsidi�ria de uma companhia norte-americana que foi renomeada para Sega Enterprises, Inc..
Um ano antes a empresa tinha lan�ado seu primeiro jogo eletr�nico, Pong-Tron.
[14] A Sega enfrentou competi��o vinda do arcade Space Invaders da Taito,aposta total de gols1978,[12] mas mesmo assim prosperou na chamada era de ouro dos arcades do final da d�cada de 1970, comaposta total de golsreceita chegando a mais de cem milh�es de d�laresaposta total de gols1979.
Nesse per�odo a empresa adquiriu a Gremlin Industries, que produzia jogos de arcade baseadosaposta total de golsmicroprocessadores,[15] e tamb�m a Esco Boueki, uma distribuidora de fichas fundada por Hayao Nakayama, que depois disso foi colocado no gerenciamento das opera��es japonesas da Sega.
[16] A companhia era, no come�o da d�cada de 1980, uma das cinco maiores produtores de arcade nos Estados Unidos, comaposta total de golsreceita total subindo para mais de 214 milh�es de d�lares.
[17] Em 1979 ocorreu o lan�amento de Head On, que apresentou o conceito de "coma os pontos" que a Namco depois usouaposta total de golsPac-Man.
[18] A Segaaposta total de gols1981 licenciou e publicou Frogger, da Konami, que foi seu t�tulo de maior sucesso at� ent�o,[19] enquanto no ano seguinte foi a estreia de Zaxxon, o primeiro jogo com gr�ficos isom�tricos.[20]
O SG-1000, lan�adoaposta total de gols1983
O neg�cios dos arcades come�aram a entraraposta total de golsdecl�nioaposta total de gols1982, assim a Gulf and Western vendeu,aposta total de golssetembro de 1983,aposta total de golsorganiza��o produtora na Am�rica do Norte e seus direitos de licenciamento para a Bally Manufacturing.
[21][22][23] A Gulf and Western manteve a opera��o de pesquisa e desenvolvimento da Sega nos Estados Unidos e tamb�m a matriz japonesa.
Nakayama, que fora nomeado o presidente da Sega Enterprises, Ltd.
, defendeu que a empresa deveria usasaposta total de golsexperi�nciaaposta total de golshardwares para entrar no mercado consumidor dom�stico japon�s.
[24] Isto fez com que a companhia desenvolvesse seu primeiro computador, o SC-3000.
A Sega descobriu que a Nintendo estava desenvolvimento um console dom�stico, o Family Computer, assim ela resolveu desenvolver seu primeiro console, o SG-1000,aposta total de golsparalelo com o SC-3000.
[25] Vers�es do SG-1000 foram lan�adasaposta total de golsdiferentes mercados pelo mundo.
[25][26][27][28] O console vendeu 160 mil unidadesaposta total de gols1983, o que muito excedeu as proje��es da Sega de cinquenta mil unidadesaposta total de golsseu primeiro ano, por�m foi superado pelo Family Computer.
Isto ocorreuaposta total de golsparte porque a Nintendo expandiuaposta total de golsbiblioteca de jogos para desenvolvedores externos, enquanto a Sega estava hesitanteaposta total de golscolaborar com empresas com quem competia no mercado de arcades.[25]
Em novembro de 1983, Rosen anunciouaposta total de golsinten��o de deixar a presid�ncia da Sega Enterprises, Inc.em janeiro de 1984.
Jeffrey Rochlis foi depois anunciado como o novo presidente e diretor de opera��es da empresa.
[29] A Gulf and Western come�ou a vender seus neg�cios secund�rios depois do lan�amento do SG-1000 e a morte de seu fundador, Charles Bluhdorn.
[30] Nakayama e Rosen organizaramaposta total de gols1984 uma opera��o de compra da subsidi�ria japonesa, com o financiamento da CSK Corporation, uma empresa de software japonesa.
[31] Os ativos japoneses da Sega foram comprados por um grupo de investidores liderados por Rosen e Nakayama pelo pre�o de 38 milh�es de d�lares.
Isao Okawa, chefe e fundador da CSK, foi colocado como presidente,[16] enquanto Nakayama foi nomeado diretor executivo da Sega Enterprises, Ltd..[32]
O Master System, lan�adoaposta total de gols1986
A Sega come�ou a trabalhar no Mark IIIaposta total de gols1985,[33] que era um reprojeto do SG-1000.
[27] No Jap�o, o Mark III estreouaposta total de golsoutubro de 1985.
[34] Essa nova vers�o foi renomeada na Am�rica do Norte como Master System,[35] possuindo um desenho futurista que tinha a inten��o de agradar os gostos ocidentais; foi lan�adoaposta total de golssetembro de 1986.
[36] Apesar de possuir um hardware mais poderoso que o Family Computeraposta total de golsalguns aspectos, ele n�o teve uma boa estreia.
A Nintendo exigia que seus desenvolvedores externos n�o publicassem seus jogosaposta total de golsoutros consoles, assim a Sega desenvolveu seus pr�prios jogos e foi atr�s dos direitos de convers�o dos t�tulos de outras empresas.
[33] A companhia tinha planejado vender o Master System na Am�rica do Norte como um brinquedo, similar ao que a Nintendo fez com o Nintendo Entertainment System.
Para esse fim ela firmou uma parceria com a Tonka, uma empresa de brinquedos dos Estados Unidos, a fim de usar o conhecimento desta da ind�stria.
[37] A companha de divulga��o ineficiente da Tonka prejudicou as vendas do Master System.
[38] A produ��o do console foi encerrada na Am�rica do Norteaposta total de gols1992, com o n�mero de vendas na regi�o tendo ficado entre 1,5 e 2 milh�es de unidades.
[39] Isto foi uma fatia de mercado menor que tanto a Nintendo quanto a Atari, que controlavam, respectivamente, oitenta e doze por cento do mercado.
[40] O Master System foi um sucesso na Europa, onde superou o Nintendo Entertainment System por uma boa margem; a base instalada do console na regi�o era,aposta total de gols1993, de 6,25 milh�es de unidades.
[41] O Master System tamb�m encontrou sucesso cont�nuo no Brasil, onde novas vers�es continuam a serem lan�adas pela Tectoy, a parceira regional da Sega.
[42] As vendas brasileiras do console chegaram a oito milh�esaposta total de gols2016.[43]
A Sega inaugurou a Sega of Europeaposta total de gols1984,aposta total de golsdivis�o europeia de distribui��o de arcades.
[44] Ela voltou para o mercado norte-americano de arcadesaposta total de gols1985 com o estabelecimento da Sega Enterprises USA, ao final do acordo com a Bally.
O lan�amento de Hang-On no mesmo ano foi um grande sucesso, tornando-se t�o popular que a empresa teve dificuldades de suprir a alta demanda para o jogo.
[45] Outra estreiaaposta total de gols1985 foi UFO Catcher, que eraaposta total de gols2005 o jogo arcade de garra mais popular do Jap�o.
[46] A Sega of America foi estabelecidaaposta total de gols1986 com o objetivo de administrar os produtos da companhia na Am�rica do Norte, come�ando com a divulga��o do Master System.
[47] A divis�o norte-americana abriu m�o da distribui��o e divulga��o do console durante a parceria com a Tonka,aposta total de golsvez disso focando no suporte ao consumidor e localiza��o de seus t�tulos.
[37] Out Run foi lan�adoaposta total de gols1986 e se tornou o gabinete de arcade mais vendido da Sega na d�cada de 1980.
[48] Akira Nagai, ex-diretor da Sega, afirmou que Hang-On e Out Run ajudaram a recuperar o mercado de arcades depois da queda de 1982 ao criarem novos g�neros de jogos eletr�nicos.[12]
Sonic e sucesso [ editar | editar c�digo-fonte ]
O primeiro modelo da vers�o europeia do Mega Drive, lan�adoaposta total de gols1988
Gra�as ao mercado de arcades crescendo novamente, a Sega se tornou, no final da d�cada de 1980, uma das marcas mais conhecidas da ind�stria.
Nos arcades ela se focavaaposta total de golslan�ar jogos para agradar gostos diferentes, incluindo t�tulo de corrida e side-scrollers.
[49] O Mega Drive, console sucessor do Master System, estreou no Jap�oaposta total de golsoutubro de 1988.
Seu lan�amento foi ofuscado pela estreia de Super Mario Bros.
3 da Nintendo uma semana antes.
As revistas Famitsu e Beep! realizaram coberturas positivas que ajudaram a populariz�-lo, por�m apenas quatrocentas mil unidades foram vendidasaposta total de golsseu primeiro ano.
[50] O Mega Drive teve dificuldades para competir com o Family Computer[51] e ficou atr�s do Super Famicom da Nintendo e do PC Engine da NEC no Jap�o durante a era dos 16 bits.
[52] O console foi renomeado para Genesis para seu lan�amento na Am�rica do Norte, por�m a Sega n�o tinha uma organiza��o de vendas e divulga��o na regi�o.
A Atari recusou uma oferta de divulgar o console na regi�o, assim a Sega lan�ouaposta total de golspr�pria campanha por meio deaposta total de golssubsidi�ria Sega of America.
O Genesis estreouaposta total de golsNova Iorque e Los Angelesaposta total de golsagosto de 1989, com o resto dos Estados Unidos seguindo pelo restante do ano.
[53] As vers�es europeia e brasileira do Mega Drive estrearamaposta total de golssetembro de 1990.[54][55]
Michael Katz, ex-executivo da Atari que fora nomeado presidente da Sega of America, desenvolveu uma estrat�giaaposta total de golsduas partes para alavancar as vendas na Am�rica do Norte.
A primeira envolvia uma campanha publicit�ria que desafiasse a Nintendo e enfatizasse a natureza mais pr�xima dos arcades do Genesis,[53][56] com slogans que inclu�am "Genesis does what Nintendon't" (em portugu�s: "Genesis faz o que a Nintendo n�o").
[50] Como a Nintendo era dona dos direitos de console da maioria dos t�tulos de arcade da �poca, a segunda parte da estrat�gia envolvia criar uma biblioteca de jogos que usasse o nome e apar�ncia de celebridades, o que deu origem a t�tulos como Michael Jackson's Moonwalker e Joe Montana Football.
[3][57] Mesmo assim, a Sega teve dificuldades para superar a onipresen�a da Nintendo nos lares.
[58] Nakayama tinha encarregado Katz e a Sega of America de venderem um milh�o de consoles na Am�rica do Norte no primeiro ano, por�m eles conseguiram vender apenas quinhentos mil.[50]
Sonic, o mascote da Sega desdeaposta total de golsestreiaaposta total de gols1991
A Sega, depois da estreia do Mega Drive, procurou uma nova s�rie de jogos eletr�nicos para poder competir com a franquia Mario, da Nintendo.
[59] O personagem resultante dessa procura foi Sonic the Hedgehog, que virou o mascote da empresa e cuja franquia tornaria-se uma das mais vendidas de todos os tempos.
[60][61][62] Sonic the Hedgehog come�ou como uma demonstra��o tecnol�gica criada por Yuji Naka e envolvia uma personagem veloz rolandoaposta total de golsuma bola dentro de um tubo; isto foi elaborado com o desenho de personagem de Naoto Oshima e projeto de n�veis feito por Hirokazu Yasuhara.
[63] A cor de Sonic foi escolhida para ser igual ao logo da Sega, seus t�nis foram inspirados nas botas de Michael Jackson, enquantoaposta total de golspersonalidade veio da atitude "podemos fazer" do presidente norte-americano Bill Clinton.[64][65][66]
Nakayama contratou,aposta total de golsmeados da d�cada de 1990, Tom Kalinske para ser o diretor executivo da Sega of America, com Katz deixando a empresa pouco depois.
Kalinske pouco sabia sobre o mercado de jogos eletr�nicos, mas cercou-se de conselheiros mais bem informados sobre os andamentos da ind�stria.
Ele acreditavaaposta total de golsum modelo de neg�cios "isca e anzol" e assim desenvolveu um plano de quatro pontas: reduzir o pre�o do Genesis, criar uma equipe norte-americana para desenvolver jogos para o mercado norte-americano, expandir a campanha publicit�ria agressiva e substituir Altered Beast por Sonic the Hedgehog como o jogo que vinhaaposta total de golspacote junto com o console.
O conselho diretivo japon�s n�o aprovou a estrat�gia,[58] por�m Nakayama sim, que disse a Kalinske que "Eu te contratei para tomar decis�es para a Europa e as Am�ricas, ent�o v�aposta total de golsfrente e fa�a".
[50] O Genesis acabou superando o Super Nintendo Entertainment Systemaposta total de golsvendas nos Estados Unidos,aposta total de golsquase dois para um, durante o per�odo de final de ano de 1991, muito gra�as a popularidade de Sonic the Hedgehog.
[58] A Sega controlava 65 por cento do mercado de consoles norte-americanoaposta total de golsjaneiro de 1992.
[67] Ela superou a Nintendoaposta total de golsvendas por quatro finais de ano consecutivos,[68] consequ�ncia deaposta total de golsestreia antecipada, pre�o mais baixo e biblioteca maior de jogos quando comparada ao Super Nintendo na �poca do lan�amento.
[69] A fatia de mercado da Nintendo, nos Estados Unidos, caiu de sessenta por cento no final de 1992 para 37 por cento no final do ano seguinte,[70] enquanto a Sega reivindicou 55 por cento de todas as vendas de consoles no decorrer de 1994.
[71] Entretanto, o Super Nintendo superou o Genesisaposta total de golsvendas de 1995 a 1997.[72][73][74]
A Sega lan�ou,aposta total de gols1990, o Game Gear, um console port�til que tinha a inten��o de competir com o Game Boy, da Nintendo.
O Game Gear foi projetado como uma vers�o port�til do Master System e inclu�a uma tela totalmente colorida, diferente da tela monocrom�tica do Game Boy.
[75] Entretanto, o console tinha uma vida �til de bateria pequena, falta de jogos originais e pouco suporte da pr�pria Sega, assim n�o conseguiu superar o Game Boy, tendo vendido aproximadamente onze milh�es de unidades.
[76] Em dezembro de 1991 foi lan�ado o Mega-CD,[77] um acess�rio do Mega Drive que usava tecnologia CD-ROM.
Outros elementos inclu�am um segundo processador mais r�pido, um sistema de mem�ria muito expandido, um segundo chip de som e um chip gr�fico, que realizava dimensionamento e rota��o similar a t�tulos para arcade.
[78][79] Foi renomeado para Sega CD na Am�rica do Norte e no Brasil e foi lan�adoaposta total de golsoutubro de 1992.
[78] Sua estreia na Europa ocorreuaposta total de gols1993.
O Mega-CD vendeu apenas cem mil unidadesaposta total de golsseu primeiro ano de vendas no Jap�o, ficando abaixo das expectativas.
[77] A Sega, por outro lado, teve sucesso nos arcades; o novo sistema Sega Model 1 foi instalado, entre 1992 e 1993,aposta total de golst�tulos como Virtua Racing e Virtua Fighter, que desempenharam um papel crucial na populariza��o de gr�ficos tridimensionais poligonais.[80][81][82][83]
A m�dia dos Estados Unidos,aposta total de gols1993, come�ou a focar no conte�do adulto de certos jogos eletr�nicos, como por exemplo Night Trap do Sega CD e a vers�o de Mortal Kombat, da Midway Games, para o Genesis.
[84][85] Isto ocorreuaposta total de golsuma �poca que a Sega estava capitalizandoaposta total de golsimagem de empresa "atrevida" e com "atitude", e isto refor�ou essa imagem.
[51] Para lidar com isso, a companhia estabeleceu o Videogame Rating Council (VRC), o primeiro sistema de classifica��o indicativa de jogos eletr�nicos dos Estados Unidos.
As indica��es iam desde a classifica��o GA, para conte�do mais familiar, passando por MA-13, que continham conte�do mais maduro, at� MA-17, que era destinado apenas para adultos.
Howard Lincoln, vice-presidente executivo da Nintendo of America, rapidamente destacouaposta total de golsuma audi�ncia do Congresso dos Estados Unidos, ocorridaaposta total de golsdezembro de 1993, que Night Trap n�o tinha recebido uma classifica��o indicativa.
O senador Joe Lieberman convocou uma nova audi�ncia para fevereiro de 1994 a fim de checar o avan�o de um sistema de classifica��o indicativa para viol�nciaaposta total de golsjogos eletr�nicos.
A Sega prop�s uma adota��o universal do VRC; a Nintendo e outras companhias tiveram obje��es, assim a Sega e outras empresas se juntaram para a cria��o da Entertainment Software Rating Board (ESRB).[85]
Saturn e fracassos [ editar | editar c�digo-fonte ]
A Sega come�ou a trabalharaposta total de gols1992 no Sega Saturn, o sucessor do Mega Drive, por�m ele s� foi revelado oficialmente para o p�blicoaposta total de golsjunho de 1994 durante a Tokyo Toy Show.
[86] Segundo Scot Bayless, produtor da Sega of America, Nakayama ficou preocupado sobre o lan�amento ocidental do Atari Jaguaraposta total de gols1994 e pelo fato do Saturn s� poder ser lan�ado na Am�rica do Norte no ano seguinte.
Assim, Nakayama decidiu lan�ar um outro console no mercado no final de 1994.
A Sega ent�o iniciou o desenvolvimento do 32X, um perif�rico para o Mega Drive que serviria como uma entrada mais barata na era dos 32-bits.
[87] O 32X n�o seria compat�vel com o Saturn, mas rodaria jogos do Mega Drive.
[32] O lan�amento do 32X ocorreuaposta total de golsnovembro de 1994 na Am�rica do Norte,aposta total de golsdezembro no Jap�o eaposta total de golsjaneiro de 1995 nos territ�rios PAL, a um pre�o menor que a metade do pre�o de lan�amento do Saturn.
[88][89] O interesse no perif�rico rapidamente caiu depois do per�odo de final e virada de ano de 1994 e 1995.[87][90]
A vers�o norte-americana do Sega Saturn, lan�adaaposta total de gols1995
O Saturn estreou no Jap�oaposta total de golsnovembro de 1994.
[91] Virtua Fighter, uma convers�o do t�tulo de arcade, vendeuaposta total de golsuma taxa de quase um para um com o console e foi crucial para o sucesso inicial do Saturn no Jap�o.
[92][93][94] O carregamento inicial de duzentos mil consoles vendeuaposta total de golsapenas um dia,[3][94][95] sendo mais popular no mercado japon�s que seu competidor PlayStation, da Sony Computer Entertainment.
[94][96] Kalinske anunciouaposta total de golsmar�o de 1995 que o Saturn iria estrear no dia 2 de setembro de 1995 na Am�rica do Norte, dia chamado de "Saturnday".
[97][98] A matriz japonesa ordenou um lan�amento antecipado para que o console tivesse uma vantagem sobre o PlayStation.
[95] Consequentemente, durante a primeira Electronic Entertainment Expo (E3),aposta total de gols11 de maio de 1995, Kalinske revelou o pre�o do Saturn e que trinta mil unidades j� tinham sido enviadas para a Toys "R" Us, Babbage's, Electronics Boutique e Software Etc.
para lan�amento imediato.
[97] O lan�amento europeu tamb�m aconteceu antes do anunciado,aposta total de gols8 de julho,[99] enquanto no Brasil a estreia ocorreuaposta total de golsagosto.
[100] O PlayStation foi lan�ado na Am�rica do Norteaposta total de gols9 de setembro e,aposta total de golsapenas dois dias, vendeu mais unidades que o Saturn havia vendidoaposta total de golscinco meses.
[101][102] O PlayStation conseguiu uma fatia de vinte por cento do mercado dos Estados Unidosaposta total de golsseu primeiro ano.
[103] O pre�o elevado do Saturn, estreia surpresa que causou problemas com distribuidores e desenvolvedores externos e dificuldade com gr�ficos poligonais foram fatores no seu fracasso.
[104] A Sega tamb�m subestimou a cont�nua popularidade do Mega Drive, com as vendas de jogos e consoles de 16-bits equivalendo a 65 por cento do mercadoaposta total de gols1995.
[105][106] A Sega conseguiu capturar uma fatia de 43 por cento do mercado norte-americano e vendeu mais de dois milh�es de Mega Drives at� 1995, por�m Kaliske estimou que poderiam ter vendido mais trezentas mil unidades caso estivessem preparados para a demanda.[107]
Shoichiro Irimajiri foi anunciado e nomeado,aposta total de golsjulho de 1996, como o novo presidente e diretor executivo da Sega of America, com Kalinske deixando a empresaaposta total de golssetembro.
[108][109] Irimajiri era um ex-executivo da Honda[110][111] e estava envolvido com a Sega of America desde que entrou na companhia tr�s anos antes.
[108][112] Tamb�m foi anunciado que Rosen e Nakayama tinham renunciado de suas posi��es executivas na Sega of America, por�m ambos permaneceram na Sega matriz.
[108][113] Bernie Stolar, um ex-executivo da Sony Computer Entertainment of America,[114][115] tornou-se o novo vice-presidente executivo da Sega of America, encarregado do desenvolvimento de produtos e rela��es com parceiros externos.
[108][109] Stolar n�o gostava do Saturn, pois acreditava que o console fora mal projetado.
Ele afirmou na E3 de 1997 que "o Saturn n�o � nosso futuro", por�m continuou a enfatizar a qualidade de seus jogos,[3] posteriormente refletindo que "tentamos encerr�-lo de forma mais limpa poss�vel para o consumidor".
[115] Stolar, na �poca que estava com a Sony, tinha sido contra a localiza��o de certos jogos japoneses que ele achava que n�o representavam bem o PlayStation na Am�rica do Norte.
Ele defendeu uma pol�tica similar para o Saturn, mas depois procurou se distanciar dessa posi��o.
[3][116][117] Outras mudan�as inclu�ram uma imagem mais branda para a publicidade, incluindo a remo��o do grito de "Sega!" da vinheta de abertura da empresa e a realiza��o de eventos de imprensa para a ind�stria da educa��o.[118]
A Sega firmou,aposta total de golsmeados da d�cada de 1990, uma parceria com a General Electric para desenvolvimento da placa de sistema de arcades Model 2, partindo da tecnologia tridimensional que estava dispon�vel na ind�stria de arcades da �poca.
Isto levou a cria��o de t�tulos de arcades bem sucedidos, como Daytona USA, que estreou de forma limitadaaposta total de gols1993 antes de receber um lan�amento mundial no ano seguinte.
Outros jogos populares do per�odo incluem Virtua Cop e Virtua Fighter 2.
[119] Al�m do Saturn, a Sega tamb�m se aventurou no mercado de computadores pessoais com o estabelecimento da SegaSoft,aposta total de gols1995, que foi encarregada de criar t�tulos originais para o Saturn e computadores.
[120][121] A empresa, a partir de 1996, tamb�m operou parque tem�ticos no Jap�o, os chamados Joypolis, e no exterior, com arcades da marca SegaWorld no Reino Unido e Austr�lia.
[122][123] Entre 1994 e 1999, a Sega participou do mercado de pinballs, quando comprou a divis�o de pinballs da Data East.[124]
Em janeiro de 1997, a Sega anunciouaposta total de golsinten��o de se fundir com a fabricante de brinquedos japonesa Bandai.
A fus�o foi planejada como uma troca de a��es no valor de um bilh�o de d�laresaposta total de golsque a Sega compraria completamente a Bandai, formando uma nova companhia chamada Sega Bandai Ltd..
[125][126] O acordo seria finalizadoaposta total de golsoutubro, por�m foi rompidoaposta total de golsmaio depois de grande oposi��o de executivos da Bandai.
Esta,aposta total de golsvez disso, concordou com uma alian�a de neg�cios com a Sega.
[127] Nakayama renunciou da presid�ncia da empresaaposta total de golsjaneiro de 1998aposta total de golsfavor de Irimajiri, resultado da situa��o financeira cada vez pior da Sega.
[110] Sua ren�ncia pode tamb�m ter sido um resultado do fracasso da fus�o, al�m da performance da empresa no ano de 1997.
[128] Stolar tornou-se o novo diretor executivo e presidente da Sega of America.[115][129]
O Saturn n�o conseguiu subir no mercado.
Suas vendas ca�ram rapidamente depois do lan�amento do Nintendo 64aposta total de gols1996,[115] enquanto o PlayStation superou o Saturnaposta total de golsvendasaposta total de golsuma taxa de tr�s para umaposta total de gols1997.
[103] Os cinco anos seguintes viram receitas cada vez menores,[130] com a Sega registrandoaposta total de golsmar�o de 1999aposta total de golsprimeira perda financeira desde que entrou na Bolsa de Valores de T�quioaposta total de gols1988, como empresa-m�e e corpora��o como um todo.
[131] A companhia encerrou a produ��o do Saturn na Am�rica do Norte, logo depois de anunciar as perdas,aposta total de golsprepara��o para o lan�amento de seu sucessor, o Dreamcast.
[110][115] Essa decis�o deixou o mercado ocidental sem jogos da Sega por mais de um ano.
[132] O Saturn durou mais no Jap�o e na Europa,[111] com Irimajiri afirmando que o desenvolvimento do Saturn terminaria ao final de 1998, enquanto jogos continuariam a ser produzidos at� meados de 1999.
[133] A Sega sofreu uma nova perda l�quida de 42,8 bilh�es de ienesaposta total de golsmar�o de 1999 e anunciou a inten��o de demitir mil funcion�rios, quase um quarto deaposta total de golsfor�a de trabalho.
[134][135] O console vendeu apenas 9,26 milh�es de unidades no total,[136] sendo considerado um fracasso comercial.
[137] As divis�es de arcade tamb�m tiveram dificuldades no final da d�cada, parcialmente pela queda do mercado causada pela competi��o dos consoles dom�sticos.[138]
O Dreamcast, lan�adoaposta total de gols1998
A Sega, apesar de uma queda de 75 por cento de seus lucros antes do lan�amento japon�s do Dreamcast, estava confiante sobre seu novo sistema.
O console atraiu grande interesse e houve muitas pr�-vendas.
[139] A empresa anunciou que Sonic Adventure, seu pr�ximo jogo eletr�nico estrelado por seu mascote Sonic, seria um dos t�tulos de lan�amento do Dreamcast.
Ele foi divulgado com uma grande demonstra��o p�blica no F�rum Internacional de T�quio.
[140][141][142] A companhia n�o conseguiu enviar consoles suficientes para a estreia japonesa do Dreamcast devido a uma alta taxa de falhas no processo de produ��o.
[139][143] A Sega interrompeu as pr�-vendas no Jap�o j� que metade de seu estoque j� tinha sido comprado na pr�-venda.
[144] Antes da estreia, foi anunciado o sistema de arcade New Arcade Operation Machine Idea (NAOMI), que servia como alternativa mais barata para a Sega Model 3.
[145] A NAOMI compartilhava tecnologia com o Dreamcast, permitindo convers�es praticamente id�nticas dos t�tulos de arcade.[132][146]
O Dreamcast estreou no Jap�oaposta total de golsnovembro de 1998.
Todo o estoque de 150 mil consoles foi vendido no dia.
Irimajiri estimou que outras duzentos ou trezentos mil poderiam ter sido vendidos caso houvesse um estoque suficiente.
[144] Ele esperava poder vender um milh�o de Dreamcasts no Jap�o at� fevereiro, por�m menos de novecentos mil foram vendidos.
Estes n�meros minaram as tentativas da Sega de construir uma base instalada grande o bastante a fim de garantir a sobreviv�ncia do Dreamcast depois da chegada de seus competidores.
[147] A Sega reduziu o pre�o do console no Jap�o antes da estreia ocidental, eliminandoaposta total de golsmargem de lucro mas aumentando o n�mero de vendas.[139]
A Sega of America confirmouaposta total de golsagosto de 1999 a demiss�o de Stolar.
[148] Peter Moore, quem Stolar tinha contratado apenas seis meses antes,[149] ficou encarregado do lan�amento na Am�rica do Norte.
[148][150][151][152] O Dreamcast foi lan�adoaposta total de golssetembro de 1999,[132][147][153] com dezoito jogos.
[153][154][155] A Sega estabeleceu um recorde ao vender 225,1 mil unidadesaposta total de gols24 horas, conquistando 98,4 milh�es de d�lares naquilo que Moore chamou de "as maiores 24 horas da hist�ria do entretenimento de varejo".
As vendas do Dreamcast nos Estados Unidos superaram quinhentas milaposta total de golsduas semanas.
[149] Um milh�o de Dreamcasts j� tinham sido vendidos at� novembro.
[156] A Sega tinha uma fatia de 31 por cento do mercado norte-americano at� o natal.
[157] Mesmo assim, a estreia foi manchada por um problemaaposta total de golsuma das f�bricas da Sega, que produziu um GD-ROM defeituosoaposta total de golsque dados n�o eram propriamente impressos no disco.
[158] O lan�amento europeu do console ocorreuaposta total de golsoutubro de 1999.
[156] Quinhentas mil unidades foram vendidas na Europa at� o natal,[139] por�m as vendas depois diminu�ram, com apenas um milh�o de Dreamcasts vendidos at� outubro do ano seguinte.[159]
Apesar do lan�amento do Dreamcast ter sido um sucesso, o PlayStation ainda mantinha uma fatia de sessenta por cento do mercado norte-americano no final de 1999.
[156] Em mar�o,[160] a Sony revelou os primeiros detalhes de seu console da nova gera��o, o PlayStation 2.
[161][162] No mesmo ano, a Nintendo anunciou que seu pr�ximo console, o GameCube, equivaleria ou excederia qualquer coisa no mercado, enquanto a Microsoft come�ou o desenvolvimento de um console pr�prio, o Xbox.
[163][164][165] O momento inicial da Sega foi tempor�rio, com as vendas do Dreamcast, que chegaram a 1,5 milh�o no final de 1999,[166] come�ando a cairaposta total de golsjaneiro de 2000.
[167] Vendas ruins no Jap�o contribu�ram para uma perda de 404 milh�es de d�lares da Sega para 2000.
Isto seguiu uma perda similar no ano anterior, marcando o terceiro ano consecutivo da perdas financeiras.
[134][168] As vendas gerais da Sega subiram 27,4 por cento, com as vendas do console na Am�rica do Norte e Europa excedendo as expectativas.
Entretanto, isto coincidiu com uma queda de rentabilidade devido aos investimentos realizados para o lan�amento do Dreamcast nos mercados ocidentais, al�m de vendas baixas de jogos no Jap�o.
[134] Ao mesmo tempo, condi��es cada vez piores reduziram a rentabilidade dos neg�cios de arcade da Sega, fazendo com que ela fechasse 246 locais.[134][169]
Moore afirmou que o Dreamcast precisaria vender cinco milh�es de unidades nos Estados Unidos at� o final de 2000 para se manter vi�vel, por�m apenas tr�s milh�es foram vendidos.
[157][170] Al�m disso, a Sega tentou impulsionar as vendas por meio de redu��es de pre�os e descontos que causaram perdas financeiras cada vez maiores.
[171] A empresa relatouaposta total de golsmar�o de 2001 uma perda l�quida de 417,5 bilh�es de d�lares.
[172] O lan�amento norte-americano do PlayStation 2aposta total de golsoutubro foi manchado pela falta de estoque, por�m isto n�o beneficiou o Dreamcast como esperado, pois muitos compradores decepcionados continuaram a esperar ou compraram um PS One.
[157][173][174] A Sony e a Nintendo acabaram ficando com cinquenta e 35 por cento da fatia do mercado norte-americano, respectivamente, enquanto a Sega ficou com apenas quinze por cento.[139]
Isao Okawa, presidente da CSK, substituiu Irimajiri como presidente da Segaaposta total de golsmaio de 2000.
[177] Okawa h� muito tempo defendia que a empresa deveria abandonar completamente o ramo de consoles.
[178] Outros tamb�m compartilhavam essa opini�o: Rosen disse que "sempre senti que era um pouco tolice deles limitar seu potencial para o hardware da Sega", enquanto Stolar tinha sugerido que a companhia deveria ter sido vendida para a Microsoft.
[3][179] Moore e Charles Bellfield, executivo da Sega of America, durante uma reuni�o com executivos japoneses e chefes de est�dios da Sega,aposta total de golssetembro de 2000, recomendaram que a empresa deveria abandonar o neg�cio de produzir consoles.
Em resposta, os chefes de est�dio deixaram a sala.
[149] A companhia mudou oficialmente seu nome,aposta total de golsnovembro de 2000, de Sega Enterprises para Sega Corporation.
Ela afirmou na �poca que isto tinha a inten��o de mostrar seu comprometimento comaposta total de gols"rede de neg�cios de entretenimento".[180]
O jornal japon�s Nihon Keizai Shinbun relatou,aposta total de gols23 de janeiro de 2001, que a Sega iria encerrar a produ��o do Dreamcast e passar a desenvolver jogos eletr�nicos para outras plataformas.
[181] Depois de uma nega��o inicial, a empresa emitiu um comunicado de imprensa confirmando que estava considerando lan�ar seus t�tulos para o PlayStation 2 e Game Boy Advance como parte de uma "nova pol�tica de gerenciamento".
[182] A Sega anunciouaposta total de gols31 de janeiro que iria parar de produzir o Dreamcast depois do fim de mar�o e que estava se reestruturando internamente como uma desenvolvedora terceirizada "agn�stica de plataformas".
[183][184] A companhia tamb�m anunciou uma redu��o de pre�o do console a fim de eliminar seu estoque n�o vendido, estimadoaposta total de golsabrilaposta total de gols930 mil unidades.
[185][186] Seguiram-se outras redu��es de pre�o para eliminar por completo o invent�rio restante.
[187][188] O �ltimo Dreamcast produzido foi autografado pelos chefes dos nove est�dios internos da Sega, mais os chefes da desenvolvedora de t�tulos esportivos Visual Concepts e do est�dio de �udio Wave Master, sendo entregue, junto com 55 jogos exclusivos, para a revista GamePro, que realizou uma competi��o de sorteio para um de seus leitores.[189]
Okawa, queaposta total de gols1999 emprestou quinhentos milh�es de d�lares para a Sega, morreuaposta total de golsmar�o de 2001.
Ele perdoou as d�vidas da empresa pouco antes de morrer e devolveu o equivalente a 695 milh�esaposta total de golsa��es da Sega e CSK, ajudando a companhia a sobreviver aaposta total de golstransi��o para desenvolvedora terceirizada.
[190][191][192] Ele tamb�m tinha conversado com a Microsoft sobre uma poss�vel venda ou fus�o com a divis�o Xbox.
[193] Bill Gates, o fundador da Microsoft, foi contra a aquisi��o da Sega porque "ele n�o achava que a Sega tinha m�sculo suficiente para bloquear a Sony".
[194] Quase um ter�o dos trabalhadores da Sega foi demitidaaposta total de gols2001, parte de uma reestrutura��o.
[195] 2002 foi o quinto ano consecutivo de perdas financeiras para a companhia.
[196] Hideki Sato, um veterano de trinta anos da Sega, assumiu a presid�ncia da empresa ap�s a morte de Okawa.
A companhia cortouaposta total de golsnoventa por cento suas previs�es de lucro para 2003 e explorou oportunidades de fus�o.
A Sega entrouaposta total de golsnegocia��es com a Sammy Corporation, uma produtora de ca�a-n�queis e pachinkos, e tamb�m com a desenvolvedora de jogos eletr�nicos Namco.
Hajime Satomi, presidente da Sammy, tinha um hist�rico com a Sega, pois tinha sido pupilo de Okawa e at� mesmo recebeu a oferta de se tornar diretor executivo da empresa.
[197] A Sega anunciouaposta total de gols13 de fevereiro que iria se fundir com a Sammy, por�m ela continuouaposta total de golsdiscuss�es com a Namco at� pelo menos 17 de abril, com esta tentando impedir a fus�o.
A considera��o da Sega pela oferta da Namco enfureceu alguns executivos da Sammy.
A Namco retirouaposta total de golsoferta um dia depois da Sega anunciar que n�o estava mais planejando se fundir com a Sammy.
[198] Sato e o diretor de opera��es Tetsu Kamaya deixaram seus cargos depois disso, com Sato sendo substitu�do por Hisao Oguchi, que at� ent�o era o chefe do est�dio Hitmaker.[199]
A Sega, depois de uma queda global na ind�stria dos arcades no in�cio do s�culo XXI, apresentou novos conceitos direcionados para o mercado japon�s.
Derby Owners Club era uma m�quina de arcade com cart�es de mem�ria para salvar dados, tendo sido projetado para ser finalizadoaposta total de golsmeia hora.
Testes do jogoaposta total de golsum arcade de Chicago mostrou que ele logo se tornou a m�quina mais popular do estabelecimento, com 92% das pessoas jogando mais de uma vez.
Uma vers�o para oito jogadores estreou no Jap�oaposta total de gols1999, por�m ele foi reduzido para quatro jogadores para seu lan�amento na Am�rica do Norteaposta total de gols2003.
[200] A empresa tamb�m criou m�quinas de jogos de cartas colecion�veis, como por exemplo World Club Champion Football para um p�blico geral e Mushiking: The King of Beetles para crian�as.
A companhia tamb�m colocou funcionalidades de internetaposta total de golsarcades como Virtua Fighter 4 de 2001, aprimorando o conceito com a ALL.
Net, um sistema de rede para t�tulos de arcade, lan�adoaposta total de gols2004.[201]
Sammy e expans�o [ editar | editar c�digo-fonte ]
Logo da Sega Samy Holdings, criada depois da compra da Sega pela Sammy Corporation
Em dezembro de 2003, a Sammy comprou 22,4 por cento das a��es da Sega que estavam com a CSK, tornando-se assim a maior acionista da Sega.
[202][203] Satomi afirmou que as atividades da Sega seriam focadasaposta total de golsseus neg�cios mais lucrativos de arcade,aposta total de golsvez do desenvolvimento de t�tulos para consoles, que davam mais preju�zo.
[204] A Sega Sammy Holdings, um conglomerado de entretenimento, foi criadaaposta total de gols2004; a Sega e a Sammy se tornaram subsidi�rias da nova empresa, ambas operando independentemente, ao mesmo tempo que seus departamentos executivos foram fundidos.
Segundo o primeiro relat�rio anual da Sega Sammy, a fus�o seguiu adiante porque as duas companhias estavam enfrentando dificuldades.
Satomi afirmou que a Sega estava operando com perdas financeiras a dez anos,[205] enquanto a Sammy temia estagna��o e excesso de confian�aaposta total de golsseu altamente lucrativo neg�cio de ca�a-n�queis e pachinkos, querendo assim diversificar.
[46] A Sammy adquiriu as a��es restantes da Segaaposta total de golsmaio de 2004, completando a aquisi��o.
[206] A troca de a��es ficou entre 1,45 e 1,8 bilh�es de d�lares.
[205][207] A Sega Sammy Holdings foi estruturadaaposta total de golsquatro partes: Neg�cios com Consumidores (jogos eletr�nicos), Neg�cios de M�quinas de Divers�o (jogos de arcade), Neg�cios de Centros de Divers�o (parques tem�ticos e arcades da Sega) e Neg�cios de Pachislot e Pachinko (neg�cios de ca�a-n�queis da Sammy).[208]
A Sega, no ramo de consoles e port�teis, encontrou sucesso com jogos direcionados ao mercado japon�s, como as s�ries Yakuza e Hatsune Miku: Project DIVA, ao mesmo tempo que distribu�a t�tulos de desenvolvedores japoneses menores e realizava a localiza��o de jogos ocidentais.
[209][210] Seus t�tulos de maior sucesso nos arcades, como Sangokushi Taisen e Border Break, continuaram a ser baseados nos sistemas de cartas e internet.
Vendas de m�quinas de arcade renderam lucros maiores do que os jogos para consoles, celulares e computadores de forma anual at� o ano fiscal de 2014.
[211] A rede de arcades GameWorks foi adquirida pela Segaaposta total de gols2004 e depois vendidaaposta total de gols2011.
A Sega Republic, um parque tem�tico, foi inauguradoaposta total de golsDubai nos Emirados �rabes Unidosaposta total de gols2009.
[212] No ano seguinte, a Sega come�ou a fornecer imagens tridimensionais para os concertos hologr�ficos de Hatsune Miku.
[213] A Index Corporation foi compradaaposta total de gols2013 pela Sega Sammy depois de entraraposta total de golsfal�ncia.
[214] A Sega implementou uma empresa derivada com a Index depois da compra; os ativos de jogos eletr�nicos da Index foram renomeados como Atlus, um subsidi�ria pertencente totalmente � Sega.[215]
A empresa, devido a uma queda nas vendas mundiais de jogos f�sicos no in�cio da d�cada de 2010,[216] come�ou,aposta total de golsjulho de 2012, uma s�rie de demiss�es na Europa e Austr�lia, com cinco escrit�rios regionais sendo fechados.
[217] Isto tinha a inten��o de focar no mercado de jogos digitais, como computadores pessoais e dispositivos m�veis.
[218][219] T�tulos de sucesso nessas plataformas incluem Phantasy Star Online 2 e Chain Chronicle.
[220] Os centros de arcade da Sega foram gradualmente reduzidos, de 450aposta total de gols2005 para aproximadamente duzentosaposta total de gols2015.
[221][222] O primeiro aplicativo lan�ado pela Sega para o mercado m�vel estreouaposta total de gols2008, uma vers�o de Super Monkey Ball para dispositivos iOS na iTunes Store.
Os t�tulos no ocidente consistiamaposta total de golsemula��es e jogos pague para jogar.
Estes foram posteriormente ofuscados por jogos gratuitos, fazendo com que dezenove t�tulos m�veis antigos fossem removidos de circula��oaposta total de golsmaio de 2015 por quest�es de qualidade.
[223][224] A companhia come�ouaposta total de gols2012 a adquirir est�dios para o desenvolvimento de jogos para celulares, como a Hardlight, Three Rings Design e Demiurge Studios, que tornaram-se subsidi�rias.[225][226][227]
A Sega estabeleceu firmas operacionais para cada um de seus neg�cios na d�cada de 2010, com o objetivo de aprimorar suas opera��es.
Ela estabeleceu a Sega Networksaposta total de gols2012 como uma subsidi�ria para seus t�tulos m�veis.
[228] No mesmo ano, a Sega Entertainment foi estabelecida para as instala��es de divers�o da Sega.
[229] A Sega of America mudou de localiza��oaposta total de gols2015, deixando S�o Francisco e indo para a sede a Atlus USAaposta total de golsIrvine na Calif�rnia.
[230] O lucro operacional da Sega aumentou de 2005 a 2015, quando comparado aos problemas financeiros anteriores da empresa, por�m ela n�o foi rent�vel todos os anos.[231]
Lucro operacional da Sega de 2005�2015,aposta total de golsmilh�es de ienes [ 231 ] Ano fiscal 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Vendas de M�quinas de Divers�o 7 423 12 176 11 682 7 152 6 890 7 094 7 317 7 415 1 902 -1 264 -2 356 Opera��es de Centros de Divers�o 5 472 9 244 132 -9 807 -7 520 -1 338 342 355 1 194 60 -946 Neg�cios de Consumidores -8 809 9 244 1 748 -5 989 -941 6 332 1 969 -15 182 -732 2 089 4 033
A Sega Corporation,aposta total de golsabril de 2015, foi reorganizada na Sega Group, um de tr�s grupos dentro da Sega Sammy.A Sega Holdings Co., Ltd.
foi estabelecida com quatro setores sob seu controle.
Haruki Satomi, filho de Hajime Satomi, assumiu no mesmo m�s como o novo presidente e diretor executivo da empresa.
[232][233] A Sega Games Co., Ltd.
tornou-se o novo nome da Sega Corporation e continuou a cuidar dos jogos eletr�nicos para consoles, enquanto a Sega Interactive Co., Ltd.
foi fundada para assumir o controle da divis�o de arcades.
[233][234] A Sega Networks foi fundida de volta com a Sega Games no mesmo ano.
[228] A companhia anunciou durante a Tokyo Game Show de 2016 que tinha adquirido a propriedade intelectual e direitos de desenvolvimento de todos os t�tulos produzidos e publicados pela antiga Technosoft.[235]
A Sega Sammy anunciouaposta total de golsabril de 2017 que, at� janeiro de 2018, iria transferir seus escrit�rios e subsidi�rias dom�sticas para a regi�o especial de Shinagawa,aposta total de golsT�quio.
Isto tinha a inten��o de consolidaraposta total de golsum �nico lugar fun��es de chefias espalhadas, incluindo a Sega Sammy Holdings, Sammy Corporation, Sega Holdings, Sega Games, Atlus, Sammy Network e Dartslive.
[236] A sede anterior da Sega no distrito especial de Ota foi vendidaaposta total de gols2019.
[237] Gary Dale, ex-executivo da Rockstar Games e Take-Two Interactive, substituiu,aposta total de golsjunho de 2018, Chris Bergstresser como presidente e diretor de opera��es da Sega Europe.
[238] Dois meses depois, Ian Curran, ex-executivo da THQ e Acclaim Entertainment, tornou-se o novo presidente e diretor de opera��es da Sega of America, substituindo John Cheng.
[239] Vendas ocidentais de jogos da Sega foram favor�veisaposta total de gols2018, resultado da boa performance de t�tulos como Yakuza 6: The Song of Life e Persona 5, que foram localizados pela Atlus USA.[240]
Para o ano fiscal de 2018, houve um aumento de 38 por cento nas vendas de jogos para consoles e os neg�cios para computadores continuaram bem-sucedidos, por�m os lucros da Sega ca�ram setenta por centoaposta total de golsrela��o ao ano anterior, principalmente por causa do mercado de jogos digitais, que incluem t�tulos m�veis e tamb�m Phantasy Star Online 2.
Em resposta, a empresa anunciou que seus t�tulos digitais iriam se focaraposta total de golspropriedades intelectuais j� existentes e que tamb�m focariaseaposta total de gols�reas de poss�vel crescimento, como por exemplo t�tulos f�sicosaposta total de golsmercados ocidentais.
A companhia culpou as perdasaposta total de golserros de mercado e o fato de terem muitos jogosaposta total de golsdesenvolvimento.
Projetosaposta total de golsdesenvolvimento na Sega inclu�am Yakuza: Like a Dragon, Persona 5 Scramble: The Phantom Strikers, o filme Sonic the Hedgehog e o console Sega Genesis Mini,[241][242] que estreouaposta total de golssetembro de 2019.
[243] Em maio de 2019, a Sega adquiriu o Two Point Studios, respons�vel por Two Point Hospital.[244][245]
A Sega Interactive foi fundida de volta com a Sega Gamesaposta total de golsabril de 2020.
A empresa foi renomeada de volta para Sega Corporation, enquanto a Sega Holdings passou a ser chamada de Sega Group Corporation.
[246] Segundo a pr�pria empresa, isso foi feito a fim de permitir maior flexibilidade de pesquisa e desenvolvimento.
[247] A Sega vendeu a Demiurge Studiosaposta total de golsabril de 2020 de volta para seu fundador, Albert Reed.
A Demiurge afirmou que continuaria a dar suporte aos t�tulos m�veis da Sega.[248]
A sede da Sega fica no distrito especial de Shinagawaaposta total de golsT�quio, Jap�o.
A empresa tamb�m possui escrit�rios internacionais: a Sega of Americaaposta total de golsIrvine nos Estados Unidos, a Sega of Europeaposta total de golsLondres no Reino Unido[249] e a Sega Publishing Koreaaposta total de golsSeoul na Coreia do Sul,[250] al�m de outros escrit�riosaposta total de golsSingapura, Hong Kong, Xangai na China e Taip�aposta total de golsTaiwan.
[251] Em outras regi�es, a companhia firmou acordos com distribuidores para seus consoles e jogos, como a Tectoy no Brasil.
[33] A Sega tamb�m tinha escrit�rios na Fran�a, Alemanha, Espanha e Austr�lia,[217] por�m foram fechados e no lugar a empresa fez acordos com distribuidores locais.[252]
As rela��es entre os escrit�rios regionais nem sempre foram tranquilas.
[253] Segundo Kalinske, alguns conflitos ocorridos durante d�cada de 1990, supostamente, surgiram pela admira��o que Nakayama tinha pela Sega of America: "Havia alguns caras nos escrit�rios executivos que realmente n�o gostavam que Nakayama, especialmente, parecia favorecer os executivos dos Estados Unidos.
Talvez muitos dos executivos japoneses ficaram um pouco invejosos, e acho que uma parte disso influenciou as decis�es que eles tomaram".
[3] Por outro lado, o autor Steven L.
Kent afirmou que Nakayama intimidava os executivos norte-americanos e que ele acreditava que os executivos japoneses eram quem tomavam as melhores decis�es.
Kent tamb�m disse Kalinske, Stolar e Moore n�o gostavam de se encontrar com os executivos do Jap�o.[254]
Um Club Segaaposta total de golsT�quio
Em 2015, foi formada a Sega Group e a Sega Holdings, atual Sega Group Corporation, foi tamb�m estabelecida.
[233] Sob essa estrutura, a ent�o chamada Sega Games ficou respons�vel pelo mercado de jogos eletr�nicos dom�sticos e desenvolvimento consumidor, enquanto a Sega Interactive foi formada para gerenciar os neg�cios de arcade da Sega.
[234] As duas foram fundidasaposta total de gols2020 e renomeadas para Sega Corporation.
[247] A empresa inclui a Sega Networks, que � encarregada do desenvolvimento de t�tulos para celulares.
[232] A Sega Corporation desenvolve e publica jogos eletr�nicos para os principais consoles e gabinetes de arcades, n�o tendo expressado interesseaposta total de golsvoltar a desenvolver consoles pr�prios.
Segundo Mike Brogan, ex-diretor executivo da Sega Europe, "N�o h� futuro na venda de hardware.
Em qualquer mercado, por meio da competi��o, o hardware acaba se tornando uma comodity...
Se uma companhia precisa vender hardware, ent�o deve ser apenas para alavancar softwares, mesmo se isso significar ter perdasaposta total de golshardware".[51]
A Sega Toys j� criou brinquedos para franquias infantis como Love and Berry: Dress Up and Dance!, Mushiking: The King of Beetles, Lilpri, Bakugan, Jewelpet, Rilu Rilu Fairilu, Dinosaur King e Hero Bank.
Produtos lan�ados no ocidente incluem o planet�rio dom�stico Homestar e o cachorro rob�tico iDog.
O Homestar foi lan�adoaposta total de gols2005 e j� foi atualizado v�rias vezes.
Flux, seu modelo mais recente, estreouaposta total de gols2019.
� s�rie � desenvolvida pelo empres�rio e inventor japon�s Takayuki Ohira.
A Sega Toys tamb�m herdou o console port�til Sega Pico e produz o software Pico.
[255] A empresa opera boliches e fliperamas por meio deaposta total de golssubsidi�ria Sega Entertainment.
[234] A Sega inaugurou seu primeiro fliperama no Jap�oaposta total de gols1970, tendo mantido uma presen�a no neg�cio desde ent�o, por�m n�o conseguiu manter sucessos consistentesaposta total de golsoutros territ�rios.
[256] Sua subsidi�ria DartsLive cria jogos eletr�nicos de dardos,[251] enquanto a Sega Logistics Service distribui e concerta jogos de arcade.
[234] A Sega e a ag�ncia publicit�ria Hakuhodo entraram,aposta total de gols2015, um empreendimento conjunto, chamado Stories, com o objetivo de criar produtos de entretenimento para cinema e televis�o.
A Stories possui direitos de licenciamento exclusivos de adapta��o das propriedades da Sega,[257][258] j� tendo firmado parcerias com produtores para desenvolver s�ries baseadasaposta total de golspropriedades como Shinobi, Golden Axe, Virtua Fighter, The House of the Dead e Crazy Taxi.[259]
Como publicadora, a Sega lan�a t�tulos por meio de suas equipes de pesquisa e desenvolvimento.
A franquia Sonic the Hedgehog, especialmente, � mantida pela divis�o Sonic Team e � uma das s�ries mais vendidas da hist�ria dos jogos eletr�nicos.
[260] A Sega tamb�m j� adquiriu v�rios est�dios externos que agora s�o propriedade da empresa, incluindo Amplitude Studios,[261] Atlus,[215] Creative Assembly,[262] Hardlight,[227] Relic Entertainment,[263] Sports Interactive[264] e Two Point Studios.[244][245]
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de jogos eletr�nicos da Sega come�aram com uma �nica divis�o que operava sob Hisashi Suzuki, o antigo chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Ela expandiu-se para tr�s divis�es de Desenvolvimento ao Consumidor ao mesmo tempo que o mercado de consoles dom�sticos ia crescendo.
O desenvolvimento de t�tulos arcade expandiu-se para tr�s equipes depois de outubro de 1983: Sega DD No.1, 2 e 3.
A companhia foi reestruturada algum tempo depois do lan�amento de Power Driftaposta total de gols1988, desta vez como Sega Amusement Machine Research and Development Teams, tamb�m chamadas de equipes AM.
Cada divis�o de arcade era segregada uma da outra, existindo uma rivalidade entre as divis�es de arcade e de desenvolvimento ao consumidor.
[265] A Sega reestruturou novamente suas equipes de desenvolvimento de consoles e arcadesaposta total de gols2000, agoraaposta total de golsnove est�dios semi-aut�nomos chefiados pelos principais projetistas da empresa.
[3][153][266] Os est�dios eram: United Game Artists, Smilebit, Hitmaker, Sega Rosso, Sega Wow, Overworks, Amusement Vision, Sega AM2 e Sonic Team.
[132][267] Os est�dios de projeto eram encorajados a experimentar e beneficiaram-se de um processo de aprova��o relativamente relaxado.
[268] Oguchi, depois de assumir a presid�ncia da companhiaaposta total de gols2003, anunciouaposta total de golsinten��o de consolidar os est�dios.
[199] A Sega iniciou o processo de reintegrar suas subsidi�rias de volta para dentro da matriz pouco antes da fus�o com a Sammy.[269]
A Sega ainda opera est�dios pr�prios como departamentos paraaposta total de golsdivis�o de pesquisa e desenvolvimento.
O Sonic Team existe como um departamento de pesquisa e desenvolvimento da Sega CS2,[270] enquanto o departamento CS3 j� desenvolveu t�tulos como Phantasy Star Online 2[271] e a AM2 trabalhou, mais recentemente,aposta total de golsprojetos direcionados para celulares, como Soul Reverse Zero.
[272] Toshihiro Nagoshi, antigo chefe da Amusement Vision, permanece envolvidoaposta total de golspesquisa e desenvolvimento na capacidade de diretor criativo da Sega, ao mesmo tempo tamb�m que trabalha como diretor executivo dos jogos da s�rie Yakuza.[273]
A Sega � a produtora de jogos de arcade mais prol�fica do mundo, j� tendo desenvolvimento, desde 1981, mais de quinhentos t�tulos, setenta franquias e vinte sistemas de arcade.
Ela foi reconhecida pelo Guinness World Records por essas realiza��es.
[274] Martin Robinson da Eurogamer escreveu sobre a divis�o de arcades da empresa: "� barulhenta, ampla e com um n�tido senso de exibicionismo.
Al�m de tudo isso, tem uma coisa que muitas vezes escapou de seu primo que mora nos consoles: sucesso".[275]
O Mega Drive j� foi considerado um dos melhores consoles da hist�ria.
[276][277][278] Jeremy Parish da USGamer o creditouaposta total de gols2014 por estimular o mercado ao quebrar o quase monop�lio que a Nintendo mantinha na �poca, por ajudar a criar franquias esportivas modernas e popularizar consoles dom�sticos no Reino Unido.
[279] Kalinske achou que a Sega inovou ao desenvolver t�tulos para um demogr�fico mais velho e por pioneirizar o conceito de "dia de lan�amento" com a estreia simult�nea de Sonic the Hedgehog 2 na Am�rica do Norte e Europa.
[280] A campanha de divulga��o do Genesis, realizada pela Sega of America, influenciou consoles posteriores.[281]
O Saturn � bem visto poraposta total de golsbiblioteca,[99][282][283] por�m foi criticado pela falta de grandes franquias.
[3] A revista Edge escreveu que "lealistas fan�ticos continuam a remanescer sobre o console que trouxe Burning Rangers, Guardian Heroes, Dragon Force e Panzer Dragoon Saga".
[284] A ger�ncia da Sega foi criticada pelo modo que lidaram com o console.
[3][99] Segundo Greg Sewart da 1UP.
com: "o Saturn entrar� na hist�ria como um dos mais conturbados e melhores sistemas da hist�ria".[282]
O Dreamcast � lembrado por estar � frente de seu tempo,[285][286][287] possuindo v�rios conceitos e elementos que tornaram-se padr�esaposta total de golsconsoles posteriores, como por exemplo controle de movimento e funcionalidades online.
[288] Seu fracasso foi conectado com um per�odo de transi��o na ind�stria de jogos eletr�nicos.
O autor Duncan Harris escreveu que o fim do Dreamcast "marcou o fim da cultura de jogos de arcade...
O console da Sega deu esperan�as que as coisas n�o estavam prestes a mudar para pior, que os princ�pios de gr�ficos r�pidos, divertidos e atrativos n�o estavam prestes a afundar no p�ntano marrom e verde de jogos de guerra realistas".
[289] Parish contrastou a diversa biblioteca do Dreamcast com o "sufocador sentimento de conservadorismo" que permeou a ind�stria pela d�cada seguinte.[290]
Damien McFerran da Eurogamer escreveu que as decis�es da Sega no final da d�cada de 1990 foram "um tr�gico espet�culo de super-confian�a e pr�ticas de neg�cios lamentavelmente equivocadas".
[51] Travis Fahs da IGN comentou que, desde a tomada da Sammy, a Sega desenvolveu menos jogos, os terceirizou para est�dios ocidentais e que suas opera��es de arcade foram reduzidas significativamente.
Mesmo assim, ele afirmou que a "Sega foi uma das desenvolvedoras mais ativas, criativas e produtivas que a ind�stria j� viu, e nada do que pode acontecer com seu nome ir� mudar isso".
[3] Haruki Satomi disse � revista Famitsuaposta total de gols2015 que,aposta total de golsanos anteriores, a empresa tinha "tra�do" a confian�a de f�s mais antigos e que ele esperava pode restabelecer a marca da Sega.
[291] Hiroyuki Miyazaki, gerente executivo da empresa, durante a divulga��o do Sega Genesis Mini, refletiu sobre a hist�ria da Sega, dizendo que "Eu acho que a Sega nunca foi a campe�, no topo da companhias de jogos eletr�nicos, por�m eu acho que muitas pessoas amam a Sega por causa da imagem de azar�o".
[292] Horowitz,aposta total de golsseu livro The Sega Arcade Revolution, conectou o decl�nio da empresa nos arcades p�s-1995 com uma mudan�a na ind�stria, argumentando que seus problemas mais s�rios vieram da perda de talentos criativos, especialmente Yuji Naka e Yu Suzuki, depois da compra da Sammy, por�m concluiu ao afirmar que "no momentoaposta total de golsque escrevo isto, a Sega est� emaposta total de golsmelhor situa��o financeiraaposta total de golsduas d�cadas.
A companhia sobreviveu".[293]Refer�ncias
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